facebook twitter rss

© 2024 Fios Ideal

Artesãs cearenses decoram árvores com crochê para o Natal

Publicado em 27 de dezembro de 2013 Por Fios Ideal
Categoria: Datas comemorativas, Todos os Posts, Trabalhos Espetaculares

As artesãs de Curral Grande, no distrito de Serrote, em São Gonçalo do Amarante, decidiram dar um presente de Natal especial para toda a comunidade com cerca de 600 habitantes. Na praça principal da localidade, as 16 árvores que contornam a igreja ganharam, dos caules aos galhos, diferentes cores e adornos todos feitos de crochê. “A gente está inovando e  querendo alertar para questão da ecologia, de que devemos cuidar das nossas árvores”, afirma a presidente Associação de Artesão de Curral Grande (Artfio), Maria da Conceição Juvêncio Sousa.

A ideia de cobrir as árvores com crochê surgiu depois de uma visita em 2012 da cantora Marisa Monte, fã do trabalho. “Ela veio comprar umas peças e, como também é uma crocheteira e apaixonada por crochê, me mostrou no celular umas fotos de árvores enfeitadas com crochê nos Estados Unidos”, conta Conceição. O projeto piloto foi feita na árvore em frente à Associação ainda no começo deste ano. “Fizemos para ver a reação das pessoas e todo mundo gostou”.

No início do mês de novembro, as crocheteiras começaram a produção para colorir toda a praça da comunidade de Curral Grande. As artesãs da Artfio se dividiram em equipes, adotaram as árvores e deixaram a criatividade e história de cada uma dar significado às decorações.

As mulheres tiveram de medir uma a uma as árvores e costurar os desenhos direto nos caules. Para enfeitar os galhos, usaram mesas até alcançar a altura ideal. Durante o processo, elas passavam o dia todo dedicadas à decoração, chegando de manhã e só deixando a arte à noite, com pausa para o almoço.

No fim da produção, custeada pelas próprias mulheres, foram utilizados cerca de 24kg de fios de barbantes de todas cores. O resultado do presente de Natal foi árvores  multicoloridas, com inspirações de flores, animais em extinção e, até, da Copa do Mundo. Para finalizar, as artesãs colocaram pisca-piscas que iluminam a arte durante a noite.

O presente das crocheteiras será permanente. Quem passar pelo local, independente da época, poderá ver o talento e a força das mãos dessas mulheres de Curral Grande. “A ideia é deixar a decoração nas árvores. Vamos tirar só os piscas-picas, o crochê vai permanecer. No fim do ano que vem, podemos ir renovando todo esse crochê”, diz Conceição.

Os trabalhos das artesãs da Artfio, como colchas, tapetes, toalhas de mesa, redes, almofadas, podem ser vistos e comprados na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em Fortaleza. A beleza e qualidade das peças também já são reconhecidas e levadas para outros estados como Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/ceara/23122013-66085-artesas-cearenses-decoram-arvores-com-croche-para-o-natal